terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AUTO DE NATAL - Oliveira Ribeiro Neto

Maria lavava,
José estendia,
e o Menino chorava
do frio que fazia.

Bom dia, Nossa Senhora.
Eu era negra fugida,
e foi a comadre minha
quem me disse que a senhora
havia tido um Menino.
Eu sei cuidar de crianças
vim cuidar do vosso filho.

Não chores, Menino,
Dorme, meu amor,
que as facas que cortam
dão talhos sem dor.

- Sei fazer todo serviço,
passar roupa, cozinhar,
Levanto de madrugada
e saio com tabuleiro
de vender cocada-puxa
que eu mesma faço de noite,
e posso vos ajudar.
Molho as plantas da varanda,
faço o mingau do Menino.
Vosso esposo São José
não me podia comprar?

E em vez de negra fugida
eu seria a vossa negra,
nessa vida e na outra vida,
para adorar o Menino
e fazer vosso café,
e varrer bem varridinhos
os cavacos da oficina
do meu amo e vosso esposo
o meu senhor São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário